Inspeção de Máquinas e Equipamentos
Não importa quão durável e robusta seja uma máquina, ela se desgasta com o uso e, portanto, precisa ser inspecionada e mantida adequadamente. Esse procedimento garante eficiência e produtividade, além da vida útil do objeto e, principalmente, segurança durante a operação. Veja abaixo como e porque inspecionar máquinas e equipamentos.
Manutenção e inspeção, são a mesma coisa?
Você está se perguntando se manutenção e inspeção são a mesma coisa? Eles têm o mesmo objetivo: garantir a total funcionalidade das máquinas e a segurança durante o uso. Então você pode dizer que eles andam de mãos dadas, mas não são os mesmos. Entenda a diferença entre eles a seguir:
A manutenção preventiva é uma ação regular destinada a reparar pequenos desgastes. Isso evita que algo pare de funcionar repentinamente, o que poderia causar prejuízos financeiros com a substituição de componentes do maquinário.
A manutenção preditiva, por outro lado, é uma forma de monitorar o desempenho de toda a máquina e usar um software para identificar quando algo não está funcionando bem. Ou seja, é uma forma muito moderna de prevenir acidentes e problemas com máquinas e equipamentos. Assim, quando uma anomalia é identificada, a manutenção corretiva é acionada para reparar o dano por meio da substituição de peças.
Já a inspeção de máquinas e equipamentos consiste em uma rotina detalhada de inspeção diária de itens. Deve ser feito sempre antes de colocar o aparelho em funcionamento.
Qual a importância de fazer verificações diárias?
A inspeção de máquinas e equipamentos consiste em um checklist para avaliar as condições de uso do equipamento para iniciar a rotina de trabalho. Leva de 5 a 10 minutos para começar a usar esses itens que podem salvar vidas e evitar acidentes.
Além disso, é um procedimento que garante que a empresa não sofra grandes prejuízos financeiros com um motor inutilizado por, por exemplo, falta de óleo.
Vale lembrar também que a realização de verificações diárias é procedimento previsto nas normas de segurança do Ministério do Trabalho, NR 11, NR 12 e NR 31. De acordo com as normas regulamentadoras, as planilhas de verificação devem estar devidamente assinadas e armazenados. Em caso de acidentes, o documento é consultado para fins profissionais.
Através do controle diário é possível:
- Prevenir avarias e acidentes;
- Garanta a segurança ao usar o aparelho;
- Redução de custos;
- Aumentar a vida útil do aparelho;
- Cumprir os regulamentos aplicáveis;
- Zelar pela integridade física dos profissionais que lidam com máquinas e equipamentos.
Cuidados gerais
Vale lembrar que cada máquina e aparelho tem suas especificidades, adapte a lista acima à realidade dos itens com os quais você trabalha no dia a dia. Além disso, é importante ler atentamente as normas regulamentadoras de segurança do trabalho listadas no início deste artigo para que você saiba exatamente quais pontos afetam o seu setor.
Por fim, é importante ressaltar que o principal objetivo das máquinas e equipamentos inspiradores é garantir a segurança e a integridade física dos profissionais que com elas atuam. Portanto, é fundamental que também utilizem equipamentos de proteção individual que complementem todas as medidas e normas de segurança adotadas nos locais de trabalho com máquinas e equipamentos.
Além disso, investir no seguro de máquinas e equipamentos é uma forma de garantir previsibilidade financeira para o seu negócio.