Inspeção por Líquido Penetrante e Ultrassom - Move Engenharia

Inspeção por Líquido Penetrante e Ultrassom

LÍQUIDO PENETRANTE (LP)

Após o teste visual, o teste de penetração de líquido é o teste não destrutivo mais antigo. Tudo começou em oficinas de manutenção ferroviária em diferentes partes do mundo.

O teste de líquido penetrante (LP), também conhecido como inspeção por líquido penetrante ou teste de penetração, foi desenvolvido pela primeira vez no início da década de 1940 para detectar defeitos na superfície dos materiais. Embora existam várias opções de como o teste é realizado, os princípios básicos não mudaram ao longo dos anos.

Naquela época, no início da era industrial, não havia conhecimento do comportamento das descontinuidades por partes existentes. E ao serem colocados em serviço, submetidos a tensões, compressões, flexões e principalmente esforços cíclicos, acabavam rompendo por fadiga.

Era bastante comum que peças de vagões como eixos, rodas, excêntricos, etc. rachassem e até quebrassem sem que os engenheiros e projetistas da época pudessem determinar a causa do problema.

Algumas rachaduras puderam ser percebidas, mas o teste visual não foi suficiente para detectá-las devido à dificuldade de limpeza das peças.

O teste de líquido penetrante (LP) é usado para detectar descontinuidades superficiais e abertas, como: Rachaduras, poros, dobras, etc. e pode ser aplicado a todos os materiais sólidos que não sejam porosos ou tenham uma superfície muito rugosa.

COMO FUNCIONA O FLUIDO DE PENETRAÇÃO?

O teste de penetração é um método de teste não destrutivo que não danifica as amostras ou componentes inspecionados.

O teste é muito eficaz na detecção de porosidade, rachaduras, fraturas, sobreposições, emendas e outros defeitos que estão abertos na superfície do corpo de prova e podem ser causados ​​por fadiga, impacto, escoamento, usinagem, esmerilhamento, forjamento, rachaduras, encolhimento ou sobrecarga.

Por isso, é frequentemente utilizado em muitas peças usinadas, bem como em soldas, produtos industriais, fundidos, forjados e outros itens que serão colocados em serviço.

A inspeção de penetração pode ser usada com sucesso em materiais não porosos e razoavelmente lisos, como metais, vidro, plásticos e cerâmica queimada.

Ele só detecta descontinuidades abertas na superfície porque o penetrante precisa entrar na descontinuidade para ser detectado posteriormente; por esta razão, a descontinuidade não deve ser preenchida com material estranho.

ULTRASSOM (US)

O processo de inspeção de soldagem por ultrassom tem como principal função obter informações relevantes sobre uma determinada parte do equipamento ou sobre uma peça por meio de ultrassom, a fim de descobrir diversas características e preparar uma resposta adequada.

Utilizando a inspeção ultrassônica de soldagem é possível detectar peculiaridades, monitorar o estado de desgaste e extrair dados importantes de forma eficiente e precisa a fim de evitar maiores danos ao equipamento e assim garantir sua estabilidade.

VANTAGENS DE REALIZAR INSPEÇÃO DE SOLDAGEM ULTRASSÔNICA

O teste ultrassônico é uma técnica não destrutiva que detecta vibrações ou ondas acústicas e mecânicas, localiza descontinuidades ou defeitos internos em peças.

Por meio da inspeção ultrassônica de soldagem, problemas nos equipamentos podem ser identificados e solucionados, proporcionando maior durabilidade e aumentando a qualidade dos produtos testados. O método ultrassônico favorece a redução do grau de incerteza do material ou das peças, deixando-as prontas para atuar com máxima eficiência.

APLICAÇÕES E ONDE REALIZAR INSPEÇÃO DE SOLDAGEM ULTRASSÔNICA

A inspeção ultrassônica de solda pode ser aplicada a peças e equipamentos espessos que possuem geometrias complexas de juntas soldadas. Este processo é amplamente utilizado em diversas indústrias, principalmente na fabricação de caldeiras e estruturas navais.

É importante ressaltar que para que a inspeção de soldagem por ultrassom ocorra com eficiência e segurança, todas as ferramentas de trabalho devem estar certificadas e atualizadas. Além de técnicos qualificados e experientes, a empresa contratante também deve contar com um laboratório próprio equipado com equipamentos robustos e tecnologia de ponta.

Entre em contato conosco!

Rolar para cima