NR-13
Quais equipamentos precisam de um laudo NR13 regular?
O laudo de inspeção NR13 é um documento técnico legal e obrigatório e deve ser elaborado por profissional legalmente habilitado (engenheiro mecânico) que contenha:
- Registros de inspeção
- Inspeção visual
- Equipamento de medição
- Notificação de não conformidade (se houver)
- Relatório fotográfico
- Sugestões para adaptar incompatibilidades de dispositivos (se aplicável)
Fazem parte integrante do relatório da NR13 a ART(CREA) e o Certificado de Calibração do aparelho de medição utilizado.
A inspeção e laudo técnico NR13 tem por objetivo verificar o cumprimento das normas técnicas e normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Os equipamentos que necessitam de vistoria e laudo NR13 são os seguintes:
- Compressores – São dispositivos destinados a acumular e aumentar a pressão de um líquido em estado gasoso, como o ar e o vapor de água.
- Caldeiras – São equipamentos que, entre diversas funções, têm como função produzir vapor por meio do aquecimento de água.
- Autoclaves – São aparelhos utilizados para esterilizar materiais por calor úmido sob pressão e em alta temperatura.
- Caldeiras e acumuladores de água sob pressão – Tem função semelhante a uma caldeira que acumula água a alta temperatura e pressão.
- Tubulações
- Tanques
NR 13 - Tubulações
Em 02 de maio de 2014, foi publicada no Diário Oficial da União nova revisão da Norma Regulamentadora nº 13, que trata de vasos de pressão e caldeiras. Esta revisão da NR-13 altera para incluir a tubulação na modificação do equipamento. Abaixo está uma lista de itens que vale a pena mencionar:
Inclusão de tubulações no escopo da norma: Devem ser incluídas tubulações ou sistemas de tubulação conectados a caldeiras ou vasos de pressão que contenham líquidos Classe A ou B.
Inspeção periódica de dutos: As empresas que possuem dutos e sistemas dutoviários classificados devem possuir um programa e plano de inspeção e devem ser submetidas à inspeção inicial e periódica de acordo com os critérios descritos na norma (prazo de 12 meses para adequação).
Prontuário atualizado: A tubulação deve ter documentação atualizada, incluindo: Especificação, diagrama de fluxo, PAR e relatório de inspeção.
Como você pode ver, o relatório da NR13 é essencial para indústrias e empresas que trabalham com equipamentos como vasos de pressão, tubulações e caldeiras.
É responsabilidade da empresa manter os requisitos legais atualizados e colocar corretamente as etiquetas nos equipamentos – onde o perigo é verificado e outras informações relacionadas.
NR 13 - COMPRESSORES
Os compressores possuem normas para sua operação, inspeção e manutenção, definidas na Norma Regulamentadora nº 13 da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Conforme informações da NR 13, vasos de pressão são equipamentos que contêm líquidos sob pressão interna ou externa, necessitando da elaboração de relatórios específicos para sua utilização pelas empresas.
Os compressores são equipamentos frequentemente submetidos a pressão interna e externa, inclusive vasos que trabalham com vácuo, pois não há vácuo absoluto na atmosfera.
Este equipamento é considerado perigoso e exige que a empresa tenha o máximo controle sobre sua operação e situação e evite riscos aos funcionários.
Os compressores ou vasos de pressão utilizam gases ou misturas de gases e líquidos, com função de armazenamento final ou intermediário, amortecimento de pulsações, troca de calor, contenção de reações e outros tipos, que são aplicados em diversos tipos de indústrias, hotéis, hospitais e até restaurantes.
A empresa fica obrigada, sob pena de multa e desligamento do equipamento, a manter uma etiqueta de identificação indelével afixada no corpo do compressor em local de fácil acesso e visibilidade com as seguintes informações:
- nome do fabricante;
- Número de identificação e ano;
- Pressão máxima de trabalho admissível;
- Pressão de teste hidrostático;
- Código do projeto e ano de lançamento.
NR 13 - CALDEIRA
Ainda de acordo com a NR13, toda caldeira de vapor deve possuir uma placa de identificação afixada em seu corpo, em local visível e de fácil acesso, com todas as informações sobre o equipamento.
- Número de identificação do dispositivo (TAG);
- nome do fabricante;
- Ano de produção;
- Pressão de teste hidrostático;
- PMTA;
- Superfície de aquecimento (para caldeiras);
- Capacidade de produção de vapor (para caldeiras);
- Código do projeto e ano de emissão;
- Categoria de caldeira ou vaso de pressão.
Lembre-se de que as informações sobre a classe, categoria e grupo de risco do líquido também devem ser fornecidas, no mesmo rótulo ou em rótulo diferente. Esta informação deve ser obtida na documentação médica fornecida pelo fabricante.
Este documento deve ser arquivado para eventuais verificações futuras para verificar a precisão das informações contidas no rótulo.