Manutenção de Cabine Primária
Importância da manutenção preventiva primária da cabine
A Cabine primária serve como entrada para energia elétrica de distribuições de alta tensão. Sua aplicação se repete em ambientes com alto consumo de energia, como é o caso de indústrias, médias e grandes empresas, condomínios verticais, grandes instalações comerciais, entre outros.
A cabine primária, por ser a estrutura responsável por receber grandes cargas elétricas, requer cuidados para manter sua capacidade de trabalho e segurança. A forma mais eficaz de verificar sua condição operacional é a manutenção preventiva da cabine primária.
O que é feito durante a manutenção primária da cabine
A manutenção preventiva primária da cabine da Move Engenharia Elétrica inclui:
- Medição ôhmica de bobinas de transformadores;
- Análise de qualidade de óleo isolante de transformador;
- Medição ôhmica de cabos (alta e baixa tensão);
- Análise da condição física das serras;
- Verificação e reparo de todos os parafusos e porcas da cabine;
- Verificação de todos os equipamentos de proteção utilizados no local (tanto EPI quanto EPC);
- Limpeza geral do ambiente.
A verificação do óleo isolante do transformador é realizada por meio de análises cromatográficas, que proporcionam extrema precisão ao operador.
A inspeção de equipamentos de proteção individual ou coletiva é realizada por meio da verificação da validade dos ensaios desses equipamentos, acompanhando a atualização dos mesmos.
Periodicidade de manutenção preventiva da cabine primária
A norma ABNT – NBR 14039 sugere que a manutenção preventiva primária da cabine seja realizada anualmente ou em intervalos menores. Intervalos superiores a um ano entre as visitas técnicas para realização de manutenções preventivas não garantem a proteção necessária do sistema elétrico, deixando a edificação vulnerável a acidentes causados por falhas na cabine primária.
Além de a manutenção preventiva primária da cabine ser obrigatória, ela oferece algumas vantagens quando é realizada por empresas especializadas como a Move Engenharia, uma empresa jovem e com grande potencial de inovação. Um benefício garantido é o controle dos custos associados à manutenção dos sistemas elétricos do prédio. O arrendamento permite calcular o valor anual investido na manutenção da infraestrutura e a execução do serviço reduz significativamente o risco de avarias na cabine, anulando assim custos inesperados com reconstruções.
Outro benefício é que o pré-agendamento da manutenção preventiva primária da cabine mantém inalterada a rotina de trabalho em ambiente industrial ou corporativo e evita transtornos como a interrupção dos negócios.