Inspeção de Elevadores
Todo proprietário sabe da importância da manutenção de elevadores. Ter uma empresa confiável responsável pelo monitoramento do aparelho é fundamental e garante a segurança dos usuários. Muitos não sabem que isso por si só não é suficiente, você também precisa verificar os elevadores.
O que é uma inspeção de elevador?
Muito se fala em manutenção de elevadores, seja ela preventiva ou corretiva. É aqui que entra a inspeção de elevadores. Seu principal objetivo é identificar oportunidades na manutenção, mas essa atividade vai além. Também verifica as condições de segurança do equipamento, bem como a correta montagem e estado dos componentes.
O procedimento verifica a condição real do elevador. Ou seja: se atende as técnicas e normas da ABNT ou se precisa de alguma modificação. Portanto, entende-se que as revisões de elevadores devem ser realizadas por profissionais altamente qualificados.
Quem é responsável por verificar o elevador?
A própria empresa responsável pela manutenção dos elevadores é responsável pela inspeção do elevador, que é realizada anualmente. É por meio desse procedimento que as empresas podem emitir o relatório anual de controle (RIA), que é exigido por lei.
O que é um RIA?
É a abreviação de Relatório de Inspeção anual de Elevadores, documento elaborado e emitido por uma empresa de manutenção. Como o nome sugere, deve ser declarado uma vez por ano ou na contratação de uma nova empresa.
O RIA é um certificado de inspeção de elevador no qual um técnico registrado no CREA comenta o estado do equipamento. O objetivo do documento é, portanto, informar as autoridades competentes sobre o estado das empresas de elevadores e manutenção.
Além de garantir a segurança dos usuários, a RIA protege juridicamente o condomínio. Em caso de acidentes, o Laudo pode comprovar que o elevador estava em condições ideais de uso.