Inspeção de Opacidade Veicular
Como funciona o teste de opacidade para motores diesel?
Você tem um veículo movido a diesel? Portanto, saiba que eles devem passar por uma vistoria anual. A inspeção veicular é um serviço que certifica que os veículos estão em excelentes condições por meio da realização de diversos tipos de testes. Um deles é o teste de opacidade para motores a diesel.
Entendendo o teste de opacidade para motores a diesel
O teste de opacidade para motores diesel é um procedimento que visa medir o nível de opacidade de um determinado veículo. A opacidade é entendida como a capacidade de um determinado material de não permitir a passagem da luz. O objetivo principal deste teste é controlar as emissões de poluentes no meio ambiente. Dessa forma, é possível reduzir a poluição atmosférica e garantir a boa qualidade do ar.
Usando um opacímetro
Esse serviço é feito por meio de um aparelho chamado opacímetro, que mede o grau de fumaça e gases de escapamento emitidos pelos veículos. O aparelho avalia o índice K (quantidade de fumaça emitida por metro) e também a sombra.
A tonalidade da fumaça é avaliada de acordo com o percentual de escurecimento. Existe uma escala que separa os níveis de 1 a 5 para a medição adequada do grau.
A legislação ambiental permite que o veículo emita até 40% de escurecimento (padrão 2, tom cinza claro).
Conheça as 3 principais etapas do teste de opacidade
O teste de opacidade para motores diesel ocorre em 3 etapas. Mais detalhes sobre eles podem ser encontrados abaixo.
- Inspeção Preliminar
- Na fase inicial o inspetor avalia os seguintes fatores:
- vazamento de água, combustível ou outros líquidps;
- falha do motor;
- danos causados pelos gases de escape;
- emissão e coloração de fumaça;
- aceleração do veículo;
- etc.
- Na fase inicial o inspetor avalia os seguintes fatores:
- Inspeção Visual
- Nesta segunda fase, o fiscal avalia as irregularidades visuais do veículo em relação ao escapamento e construção elétrica.
- Medição de gás
- Este é o passo principal no teste de opacidade para motores a diesel. É nesta fase que o inspetor usa um opacímetro como mencionado anteriormente neste artigo. Além disso, existe outro processo nessa faixa chamado controle de ruído. Sua função é verificar a presença de ruídos anormais ao acelerar e desacelerar o veículo.
Após a vistoria, se tudo correr conforme o esperado, o proprietário do veículo receberá um laudo de opacidade e ruído.