Inspeção e Testes em SPDA
O laudo SPDA é um relatório técnico das inspeções e medições realizadas no sistema de proteção contra descargas atmosféricas, que atesta sua eficácia com base na ABNT NBR 5419:2015.
A Move Engenharia é referência na elaboração do laudo SPDA, nossos engenheiros estão aptos a fornecer soluções completas baseadas nas normas exigidas pela ABNT e órgãos internacionais vigentes de normalização e segurança. Para realizar medições e testes, utilizamos os melhores equipamentos do mercado, que são certificados e calibrados anualmente com rastreabilidade do INMETRO.
Por que realizar a inspeção do SPDA?
As empresas com carga instalada acima de 75kW de acordo com a NR10 (Norma Regulamentadora 10) são obrigadas a manter um relatório de SPDA e um relatório de aterramento em seu PIE (prontuario de instalação elétrica). O não cumprimento desta norma pode acarretar diversos problemas como:
- Recusa das seguradoras em cobrir qualquer sinistro ocorrido no parque fabril;
- Para a renovação da licença de funcionamento, o serviço de bombeiros e salvamento exige um relatório SPDA no AVCB (Auto de Vistoria do Corpo Bombeiros);
- Em caso de queda de raio, o responsável pela empresa responderá civil e criminalmente pelo descumprimento das normas regulamentadoras;
- O que falta no relatório da SPDA é uma discrepância em certificações como ISO;
- Aumento do risco de faíscas, choque elétrico, incêndio, queima de equipamentos, etc.
Qual é o objetivo da inspeção do SPDA?
Existem 03 objetivos de implementação da inspeção SPDA:
- Certifique-se de que o sistema de proteção contra raios esteja em conformidade com o projeto SPDA baseado na NBR 5419;
- Assegurar que todos os componentes do sistema de proteção contra descargas atmosféricas, SPDA, estejam em bom estado e sejam capazes de conduzir uma descarga atmosférica para o solo sem causar danos físicos ou materiais;
- Assegurar que qualquer reforma ou nova construção que altere as condições iniciais estabelecidas no projeto do SPDA, exceto novas linhas elétricas e tubulações metálicas que adentrem a estrutura, esteja em conformidade com a ABNT NBR 5419:2015.
Qual a periodicidade da inspeção do SPDA?
As inspeções do SPDA devem ser realizadas por um profissional treinado e qualificado nos seguintes intervalos:
- 01 ano para edificações/indústrias que contenham explosivos ou munições, ou que estejam em locais expostos a forte corrosão atmosférica, como ambientes industriais com atmosfera agressiva, áreas litorâneas, etc., ou ainda edificações relacionadas a serviços considerados indispensáveis à população (água , energia, sinais, etc.);
- 03 anos para outros tipos de estruturas.
- Após as vistorias, o perito deverá elaborar o laudo do SPDA e recolher a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) no CREA.
Após as vistorias, o perito deverá elaborar o laudo do SPDA e recolher a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) no CREA.
Existem algumas outras circunstâncias em que uma verificação do SPDA é necessária, são elas:
- Durante a fase de construção/montagem da estrutura;
- após a instalação do ALP, quando da emissão do documento “as built”;
- após expansão de edificações;
- Após a estrutura ser atingida por uma descarga atmosférica (raio);
O que deve ser analisado na inspeção do SPDA?
No relatório SPDA elaborado pelos engenheiros da Move Engenharia, são analisados os seguintes itens listados abaixo:
- Estado de conservação dos componentes do subsistema coletor, terminais aéreos, redes, cabos e conexões;
- Estado de conservação dos componentes do subsistema de descida, cabos, conexões e hastes;
- Condição dos componentes do subsistema de aterramento, hastes, cabos, juntas, soldas exotérmicas e braçadeiras;
- Status do sistema de compensação de potencial, DPS (protetor de surto) e BEP (barramento equipotencial principal);
- Avaliações gerais como corrosão, deterioração e quebra;
- Medição da resistência da terra;
- Medição de continuidade elétrica entre malhas de terra e o SPDA;
- Acordo do SPDA instalado com o Projeto e com o padrão da norma.
Obs.: Todas as eletrocalhas, tubulações, estruturas metálicas devem ser aterradas próximo ao BEP para evitar diferença de potencial entre os elementos condutores.
Após as verificações, é elaborado um protocolo com todos os itens padrão, ponderados conforme o SPDA encontrado, contendo orientações e recomendações para adequação.