Sistemas de Exaustão
O sistema de exaustão absorve o ambiente ou ponto que cria a sujeira e libera o ar em outro local. Este ar pode ser filtrado antes de ser descarregado e existem vários tipos de filtros, devendo ser selecionado o modelo mais adequado para cada tipo de gás.
A exaustão pode ser localizada por meio de sensores que ingerem o pó gerado por uma ferramenta ou processo de fabricação, podendo ser considerada a partir de vários sensores e sua conexão a diversos canais. Neste caso, são instalados registos em cada ponto de recolha que equilibram o sistema global e garantem o fluxo em todos os pontos relevantes. A sucção ainda pode ser feita em uma área maior por meio de coifas que captam os gases de um ou mais processos ao mesmo tempo, misturam com o ar, e essa mistura entra por uma tubulação que será enviada para um filtro. As coifas são instaladas na parte superior da sala, aproveitando a velocidade crescente do gás de processo.
Aplicação do sistema de exaustão
Um sistema de exaustão precisa ser projetado por profissionais habilitados, esse sistema mesmo que para equipamentos de pequeno porte precisam ser calculados para que não haja gastos desnecessários ou uma exaustão insuficiente para o ambiente.
A Move Engenharia possui profissionais habilitados para projetar e também realizar as manutenções preventivas do sistema
Veja, na sequência, 3 razões para investir na manutenção preventiva de exaustores:
PRESERVAÇÃO DO LOCAL DE TRABALHO
Um exaustor só funciona bem quando recebe limpezas periódicas. Com a manutenção adequada, ele tem maior via útil, minimizando o risco de incêndios internos, mau cheiro no espaço, panes e aumento de ruído. Dessa forma, o local de trabalho fica muito mais preservado e seguro, evitando que ocorram problemas ou ameaças.
REDUÇÃO DE PROBLEMAS SECUNDÁRIOS
Quando o sistema de exaustão não é conservado adequadamente, há desgastes secundários em todo o sistema. Isso pode comprometer a saúde dos profissionais, que receberão um ar de baixa qualidade e com partículas inadequadas.
Quando o exaustor não opera bem, é impossível realizar a ventilação do local e, com isso, a regulação da temperatura interna é comprometida. Isso pode representar um perigo aos colaboradores e reduzir a produtividade da indústria.
INVESTIMENTO EM UMA TECNOLOGIA TESTADA E DE EFICÁCIA COMPROVADA
Exaustores são, há muito tempo, a melhor solução para renovar o ar de um ambiente e remover resíduos e partículas indesejadas. Mais eficientes que o ar-condicionado, que reduz a umidade do local, ele funciona inclusive em locais amplos e consome pouca energia elétrica.
Se houver necessidade, o sistema de exaustão pode ser combinado a outros equipamentos, como os climatizadores de ar, por exemplo, que mantêm a umidade alta e reduzem a temperatura do ambiente.
Contar com o auxílio de quem é especialista no assunto é determinante para escolher o melhor sistema de exaustão e contar com a melhor manutenção possível.